top of page

I Seminário de Inovação da Jornada AlimentaAção: confira o que rolou

Assuntos incluiram debates sobre comunicação, marcas, políticas públicas e cases de sucesso



No dia 19/10, a Jornada da Alimentação teve em sua programação o I Seminário de Inovação, que contou com 4 palestras na parte da manhã e cases de empresas do grupo de Alimentos do Pro_Move Lajeado no turno da tarde. A programação contou com assuntos relacionados a comunicação, marcas, políticas públicas e natureza inovadora.


O Seminário, que teve lugar no Clube Tiro e Caça durante e a programação teve início com uma apresentação de Adriano Pegorelli, co-fundador do Nutri Ingredients Summit (NIS), que explorou o tema "Comunicação 4.0: Inovação na indústria de alimentos para atrair consumidores conectados". Ele discutiu as tendências em tecnologia, ferramentas digitais e estratégias de envolvimento com os consumidores, abordando a importância de considerar fatores como saúde, sustentabilidade e suplementação no comportamento atual do consumidor. Além disso, ele identificou desafios, como regulamentação, segurança, custos de produção elevados e concorrência abrangente. Pegorelli destacou que a revolução 4.0 está transformando a maneira como percebemos o mundo, com pilares fundamentais como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data, impressão 3D, realidade aumentada, blockchain, robótica avançada e cibersegurança. Ele enfatizou que a Comunicação 4.0 vai além de simples campanhas de publicidade e envolve estratégias como personalização, automação de marketing e segurança de dados.


Paola Schaeffer, Diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT/RS), também fez uma apresentação no Seminário. Ela abordou o tema "Políticas setoriais de reconversão tecnológica: a indústria de alimentos" e descreveu o cenário da indústria de alimentos no Brasil, destacando as oportunidades, fragilidades e desafios. Paola citou dados da Pesquisa de Inovação (Pintec 2017), mostrando que as empresas de alimentos no Brasil são, em média, mais inovadoras do que outras indústrias. No entanto, ela observou que a inovação em produtos ainda é baixa e enfatizou a importância de adotar uma visão mais ampla do mercado consumidor. Ela também mencionou que poucas empresas buscam colaborações com universidades e centros de pesquisa para inovar, apesar das vantagens desse enfoque. Paola destacou o compromisso da Secretaria com a inovação, bem como a posição favorável do estado do Rio Grande do Sul no cenário de inovação tecnológica, devido ao ecossistema em evolução e a mão de obra qualificado, e também compartilhou dados sobre os investimentos em inovação na região do Vale do Taquari.


Na parte da tarde, foi apresentado o painel de Cases do Pro_Move Lajeado, onde os empreendedores destacaram a importância da inclusão social, experiências únicas para os clientes, a preservação da herança gastronômica e o foco na inovação em produtos e processos. Eles enfatizaram como um propósito claro e aprendizado constante impulsionam soluções inovadoras, e como a tradição e o atendimento personalizado ainda têm um lugar especial no mundo dos negócios.


Participaram do Painel as empresas Bem Querer, Vovó faz Bolo, Estrelat, Horta Purper, Pepper Foods, Mandala Comidas e Viteck Suplementos.

2 visualizações0 comentário
bottom of page